“... O aprendizado desperta
vários processos internos de
desenvolvimento, que são capazes
de operar somente quando a criança
interage com pessoas em seu
ambiente e quando em cooperação
com seus companheiros.” Vygotsky
O que são Grupos Interativos?
"Uma forma de organização de aula que proporciona os melhores resultados da atualidade quanto à melhora da aprendizagem e da convivência. Por meio deles, as interações se multiplicam, se diversificam, e o tempo de trabalho efetivo se expande. Esse tipo de organização inclui todos os estudantes, contando com o apoio de outros adultos, além do professor responsável pela aula. Nos Grupos Interativos o objetivo é desenvolver, em uma mesma dinâmica, a aceleração da aprendizagem para todos, além de valores e sentimentos como a amizade e a solidariedade.
De acordo com pesquisas da comunidade científica internacional esse tipo de organização de aula tem maior impacto no rendimento educativo."
(Instituto Natura)
Como acontece?
O trabalho com Grupos Interativos consiste em agrupamentos heterogêneos de 4 ou 5 alunos, mediados por um voluntário que tem a função de garantir as interações, dando oportunidade a todos de falar e serem ouvidos. Assim, não há separação ou exclusão. Quanto maior diversidade, mais interações e maiores oportunidades de aprendizagem acontecem.
O professor prepara atividades com conteúdos previamente ensinados. Recebe os voluntários e apresenta-lhes as atividades, para que escolham em qual delas sentem-se mais confortáveis.
Qualquer pessoa pode participar como voluntária, independente da sua formação ou experiência. O que se prioriza é a inteligência cultural inerente a todos os indivíduos, que será valorizada e incorporada ao grupo. Sendo assim, o papel do voluntário é potencializar as interações, garantir as trocas e a participação de todos, através do diálogo igualitário.
As atividades têm duração média de 20 minutos e são realizadas em sistema de rodízio. Todos alunos passam por todos os grupos e realizam todas as atividades.
Desafios
Toda implementação de uma nova prática requer ajustes, avaliações e manutenção constante. O que está funcionando, onde e como é possível melhorar, são questionamentos importantes que devem ser feitos durante todo o processo de implementação e até mesmo após a incorporação da prática com Grupos Interativos.
O primeiro desafio a ser enfrentado por alunos e professores é a aceitação dos grupos heterogêneos. Trabalhar com colegas que não têm afinidades, que apresentem diferenças de comportamento ou pedagógicas, é algo a ser conquistado pelo grupo.
Conseguir voluntários para auxiliarem os grupos é outro grande desafio. É difícil manter uma assiduidade de voluntários. Muitos começam e param, devido a falta de tempo ou comprometimento para esse trabalho.
Trazer a família para dentro da escola e estabelecer uma parceria saudável também é um desafio. Muitas vezes a presença da família na sala de aula pode ser vista como uma forma de vigilância ou crítica às imperfeições que serão observadas.
Ainda é desafio do professor pensar na adequação das atividades, para que sejam desafiadoras e ao mesmo tempo possíveis de serem feitas, dentro do tempo disponível.
Resultados na convivência e aprendizagem
O trabalho com grupos heterogêneos garante a diversidade e favorece as interações. Todos têm oportunidade de aprender e um ajuda o outro. A presença do voluntário mediando a atividade incentiva a participação de todos, facilitando as interações. Dessa forma, os alunos mais tímidos ou com mais dificuldades têm condição de se expressarem mais, colocando-se numa posição de pertencimento ao grupo.
As opiniões são respeitadas e valorizadas, fazendo com que todos possam mostrar seus saberes e habilidades distintas, incorporando a inteligência cultural de todo o grupo. Essa riqueza de interações e diversidade levam a uma maior aprendizagem.
Vygotsky nos mostra em seus estudos, que crianças podem avançar em seus conhecimentos com a ajuda de um adulto ou outras crianças com saberes diferentes. Alunos com mais facilidades na aprendizagem aprendem quando ajudam os outros, pois consolidam seus conhecimentos quando explicam o que sabem (exercício de metacognição).
Todos aprendem, todos ensinam, todos são responsáveis pela aprendizagem.
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